Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

UNIVERSIDADE CATÓLICA LANÇA PROGRAMA

«O mar na sustentabilidade do desenvolvimento português»

O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica promove, de abril a junho deste ano, um programa avançado em estudos do mar, com direcção científica do Prof. Doutor Adriano Moreira e do Almirante Nuno Vieira Matias. Coordenado pela Doutora Eugénia Gamboa, o programa tem como tema “O mar na sustentabilidade do desenvolvimento português” e decorrerá às 6ªs feiras (18h -19.30h) e sábados (9.30h -13.00h)

A apresentação do curso invoca que "a formação da identidade e a individualidade de Portugal são indissociáveis do mar. Um dos poucos activos de que Portugal ainda dispõe continua a ser o mar. Acresce ainda que o futuro se apresenta mais favorável para as nações marítimas que saibam aproveitar as oportunidades oferecidas pelo uso dos seus espaços marítimos, nomeadamente a investigação e exploração dos seus recursos".

"Portugal tem uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 1,7 milhões de Km2, o que equivale a 18 vezes a sua área terrestre. A plataforma continental actual coincide aproximadamente com a ZEE, mas poderá ainda crescer mais 2,1 milhões de Km2, em função da pretensão nacional apresentada em 2009 à Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas, de acordo com as regras estabelecidas na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM)".

"Se Portugal tem características evidentes de maritimidade, existem fundadas razões para crer que estratégia nacional de desenvolvimento e de afirmação internacional se deve centrar no seu potencial marítimo. Assim, afigura-se de importância crucial estudar os desafios que se colocam a Portugal na sua relação com o mar, com uma perspectiva de futuro, relativamente à ocupação dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, bem como à rendibilização das suas riquezas."

Público-Alvo: agentes ligados a atividades marítimas

O Programa Avançado em Estudos do Mar constitui um projecto académico vocacionado para licenciados, empresários e profissionais que desempenhem funções em atividades marítimas, com vista ao aprofundamento de conhecimentos nas áreas de ciência política e economia.

European Credit Transfer System (ECTS)

Ao Programa Avançado em Estudos do Mar foram atribuídos 6 ECTS (European Credit Transfer System) segundo o Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares aplicado pela Universidade Católica Portuguesa.

As sessões serão ministradas, para além dos já citados Prof. Doutor Adriano Moreira e Almirante Nuno Vieira Matias, por Vice-Almirante António Rebelo Duarte (Comissão do Domínio Público Marítimo, Presidente; IEP-UCP), Mestra Alexandra Von Bohm-Amolly (ex-Consultora do Estado Maior da Armada), Vice-Almirante Victor Lopo Cajarabille (ex-Vice-CEMA; IEP-UCP), Dr. José Poças Esteves (SAER)
Eng.º Fernando Ribeiro e Castro (Secretário Geral, FEEM), Eng.º Victor Gonçalves de Brito (Ex-Administrador do Alfeite), Eng.º Jorge Pinho d’Almeida (PSA, Sines), Eng.ª Teresa Maria Gamito (Consultora em Gestão do Litoral), Dr. Eurico Monteiro (Ex-Director Geral das Pescas), Comandante Carlos Ventura Soares (Director Técnico, IHM), Prof. Doutor Viriato Soromenho Marques (UL/Fundação Calouste Gulbenkian; IEPUCP), Almirante Fernando Melo Gomes (Ex- CEMA), Prof. Doutor António Telo (Prof. Da Academia Militar; Ex-Director do IDN), Prof. Doutor Rui Ramos (ICS; IEP-UCP), Vice-Almirante Alexandre da Fonseca (Director, Revista de Marinha), Dr. Tiago Pitta e Cunha (Consultor do Presidente da República), Dr. Marcos Perestrello (Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar) e Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu (E.M.E. da Plataforma Continental)

Mais informações em www.iep.lisboa.ucp.pt

FONTE: CARGO