Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 22 DE MAIO

Dia da Marinha festejado com a brisa do estuário do Sado

Setúbal acolhe este ano as comemorações do Dia da Marinha. Até 22 de Maio serão realizadas diversas actividades deste ramo das forças armadas. Navios da Marinha estarão atracados e à disposição de visitas. O concerto oficial da Banda da Armada decorrerá em Tróia.

“Estou naturalmente orgulhoso pelo facto da Marinha ter escolhido Setúbal para comemorar o seu Dia. Mas, mais do que uma comemoração deste ramo das forças armadas, trata-se de uma grande festa e alegria para esta cidade, graças a um ‘feliz casamento’ entre Setúbal, suas gentes, o Mar e a Marinha.”

Foi com este espírito que o capitão do Porto de Setúbal falou a «O Setubalense». Duarte Cantiga vai ser, em Maio próximo, como que o anfitrião destas comemorações, cujo programa está sendo ultimado pelo Chefe de Estado Maior da Armada. Aliás, Duarte Cantiga termina este ano a sua comissão de três anos “ao leme” do comando do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS).

Setúbal sucede a Portimão no acolhimento das comemorações do Dia da Marinha, as quais têm início a 14 de Maio, na Casa da Baía (ainda em obras), e no Largo José Afonso, precisamente do lado oposto da avenida Luísa Todi.

Na Casa da Baía (a inaugurar oportunamente) vai estar patente uma exposição alusiva às actividades da Marinha. No Largo José Afonso, estará montada uma torre de escalada, uma piscina para baptismo de mergulho e, na noite de dia 20, terá lugar naquele auditório a actuação da Banda da Armada.

O cais ro-ro das Fontaínhas, ainda não sendo certo, é o local desejado para a operação de atracação de navios da Marinha. “Estamos a ver dessa disponibilidade, em directa coordenação com a APPS”, sublinhou o capitão do Porto de Setúbal, que identificou a frota da Marinha a visitar Setúbal e, entre os dias 19 a 22, disponível a receber o público:

Uma fragata da classe ‘Bartolomeu Dias’; um navio hidrográfico; o conhecido navio escola Sagres; o novo navio Patrulha, da Classe ‘Viana do Castelo’ e duas lanchas de fiscalização marítima que vão efectuar exercícios de baptismo de mar ao público interessado, através de navegação pelo estuário do Sado.

Durante a tarde do último dia de comemorações (domingo, dia 22 de Maio), após o almoço oferecido pela Marinha, a bordo do mítico navio-escola Sagres, todas as embarcações envolvidas neste evento zarpam do Sado, em estilo “fila indiana”, sendo previsível a integração nessa cerimónia final com a participação do submarino “Trident”.

Da parte da manhã desse domingo, acontecerão as cerimónias militares, na avenida Jaime Rebelo (marginal do jardim da beira-mar), bem como, na água, breves exercícios de demonstração de capacidades, que simulam acções de salvamento, envolvendo exercícios com helicóptero e botes dos fuzileiros.

Na véspera (sábado, dia 21), o Chefe de Estado Maior da Armada, o almirante Saldanha Lopes, visitará a exposição patente na Casa da Baía. O tradicional concerto oficial da Banda da Armada, face à inexistência de uma sala apropriada à grandeza do evento na cidade, tudo aponta que o mesmo será transferido para a sala de espectáculos do Casino de Tróia. 
 

FONTE: O SETUBALENSE