Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

1957

As montras exibiam cromos soberbos da rainha

Por ocasião da visita oficial do Príncipe Carlos a Portugal, visita que se iniciou segunda-feira, 28 de Março, recordamos, em vídeo, alguns momentos da primeira deslocação da Rainha Isabel II a Portugal, em Fevereiro de 1957. O “principezinho” Carlos acompanhava a mãe, há 54 anos.

"Pode-se dizer que Isabel II conquistou o coração de Lisboa, mesmo antes de desembarcar. As montras — na Baixa, sem uma excepção — exibiam cromos soberbos da rainha, ou fosse vestida com trajo de passeio, ou de cerimónia com a faixa azul da Jarreteira, ou com a coroa real. A fotografia, de qualquer maneira, tinha sempre uma característica comum - a de retratar uma senhora de grande formosura."

"Outros «clichés» mostravam o duque de Edimburgo, o casal real e os prìncipezinhos Carlos e Ana. Não faltavam também os do sr. Presidente da República e da senhora de Craveiro Lopes — o Chefe do Estado, por via de regra, em farda de gala e ostentando a banda das Três Ordens.
Por estas notas e por muitas outras, aqui não especificadas, se regista quanto a cidade foi gentil, corno ficou agradada de receber a soberana da nação nossa velha aliada
."

O texto em itálico reproduz excerto da extensa reportagem dada à estampa no n.º 72 da “Revista Municipal” de Lisboa, 1.º trimestre de 1957.
Edição com 101 páginas, disponibilizado pela Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consulte a revista, porque por certo se vai deliciar a lê-la. 

Veja um dos vídeos da British Pathé, reportando a visita:

 

A RAINHA TAMBÉM VISITOU A NAZARÉ







Artigos relacionados:

  • Lisboa recebe Isabel II, Rainha de Inglaterra
  • Isabel II, Rainha de Inglaterra, entrou em Lisboa pelo Tejo