Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A 28 DE ABRIL, EM SETÚBAL

Docentes debatem futuro da logística

“Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento: o futuro“ é o tema central do seminário que se realiza a 28 de Abril, no Hotel do Sado, em Setúbal.
O evento, organizado pela Logística Moderna, vai contar com a presença da maioria dos docentes que participaram na elaboração do livro “Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento”, publicação coordenada pelo professor José Crespo de Carvalho e editada pelas Edições Sílabo, o qual serve de base a todas as apresentações do dia.

O primeiro painel da manhã, com início marcado para as 9h, conta com a participação de Ana Póvoa, docente do Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (IST-UTL), que aborda os “Modelos de Decisão”, segue-se a exposição de Amílcar Arantes, também do IST – UTL , sobre o “Planeamento Agregado na Cadeia de Abastecimento”. O final do primeiro painel cabe a Luís Ferreira, da Universidade de Aveiro, com uma análise sobre as “Compras na Gestão da Cadeia de Abastecimento”, e a Ana Lúcia Martins, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), sobre a “Gestão dos Serviços e das Filas de Espera”.

Ainda durante a manhã, pelas 11h45, João Quaresma Dias, docente no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e IST-UTL, aborda a questão do “Papel Integrador dos Portos nas Cadeias de Abastecimento Globais”. A importância da “Gestão da Armazenagem e dos Stocks”, assim como os “Sistemas de Informação” são da responsabilidade de Tânia Ramos do ISCTE-IUL e de Cristina Alves Luís da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS.

A sessão da tarde arranca pelas 14h30 com a participação do docente do ISCTE-IUL, João Menezes, com uma apresentação sobre os “Referenciais para a Gestão da Cadeia de Abastecimento”, seguido por uma abordagem ao “E-commerce”, apresentada por Eurico Brilhante Dias, do mesmo instituto. Alcibíades Paulo Guedes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, debruça-se sobre o tema geral da “Gestão da Cadeia de Abastecimento”. O seminário termina com José Crespo de Carvalho, do ISCTE – IUL, com uma apresentação sobre "O futuro da Logística"

O evento destina-se aos profissionais do sector, estudantes, docentes universitários e ao público em geral com apetência para a logística, tendo um custo associado de 70 euros para os participantes em geral e 40 euros para estudantes. Os interessados em participar neste seminário deverão contactar a Logística Moderna .