Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
HORIZONTE 2050
Livro Branco dos Transportes apresentado hoje, 28 de Março
O tão aguardado Livro Branco dos Transportes vai ser apresentado esta segunda-feira, 28 de Março. O documento define as linhas gerais da política europeia de transportes a partir de 2050.
Em conferência de imprensa, Keir Fitch, Chefe de Gabinete do comissário europeu de transporte Siim Kallas, e pessoa responsável pela coordenação do Livro Branco da Política de Transportes na Europa, desvendou os principais aspectos. Um deles é a menor dependência do petróleo: "Queremos que a dependência do petróleo no sector transportador seja drasticamente combatida, e assegurar que o transporte seja sustentável", disse.
A meta é a redução de CO2 em cerca de 60 a 70% até 2050, e para atingir esse patamar o Livro Branco propõe um conjunto de intervenções radicais. Assim, o uso de combustível convencional em tráfego urbano, até 2030, será reduzido para metade, e será suprimido até 2050. O caminho imediato é o desenvolvimento de veículos com propulsores mais eficientes e, a médio prazo, optar por novos sistemas de propulsão que não façam apelo aos combustíveis fósseis. Recorde-se que o transporte responde hoje por 27% dos gases com efeito de estufa (GEE).
O Livro Branco dá ênfase maior ao transporte multimodal. Para distâncias de mais de 300 km são incentivados transportes mais "amigos" como o ferroviário e o fluvial. "Não estamos a limitar o transporte rodoviário acima dos 300 km de distância, mas sim a dar ao transporte ferroviário e ao fluvial um impulso, em jeito de discriminação positiva", referiu Fitch.
O Livro Branco inclui 40 temas fundamentais para serem trabalhados ao longo dos próximos dez anos, tais como o financiamento de infra-estrutura, aplicação do "Blue Belt" no transporte marítimo privilegiando o rápido acesso e desembaraço portuário, a criação de um mercado único para o transporte ferroviário e um quadro de segurança interna de carga , portagens, etc..
FONTE: CARGO