Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Navio Gil Eannes enriquece espólio

O Navio Hospital Gil Eannes, que se encontra há treze anos atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, servindo a comunidade como um espaço museológico, tem vindo a receber nos últimos anos várias ofertas que estão a ser integradas no espólio do navio.

As doações recebidas até ao momento são de âmbito hospitalar, náutico, literatura, fotografias e roupas, quer de particulares, quer de entidades que têm colaborado com a Fundação Gil Eannes.

Assim, é intenção da Fundação Gil Eannes expor esses materiais nos espaços do navio já restaurados ou outros que venham a ser reabilitados. No que diz respeito às fotografias recebidas, estão neste momento a ser afixadas nos espaços de visita e integradas nas exposições temporárias que vão sendo realizadas ao longo do ano.

Recorde-se que o Navio Hospital que apoiou a frota bacalhoeira, nos mares da Terra Nova, nas décadas de 50 a 70, regressou a Viana do Castelo em 1998, depois de ter estado abandonado e ter sido iniciado um processo de desmantelamento pelo sucateiro a quem foi vendido; muitos dos seus bens desapareceram ou foram destruídos.

Desde Agosto de 1998, data de abertura ao público, o Navio Museu já recebeu 525 973 visitantes e a Pousada de Juventude, desde Agosto de 2003, registou 31 933 dormidas.