Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O MAR INTEGRA O PROGRAMA DOS TRABALHOS

TEDx Porto traz ideias «azuis» para a humanidade à Casa da Música

Ideias que têm o poder de inspirar, entusiasmar e mudar o mundo vão ser partilhadas no TEDx O´Porto, a 21 de Março de 2011, na Casa da Música. O tema “Being Blue” – que engloba a Terra, o Céu, o Mar, a Paz, a Criatividade, as Emoções, o Porto – vai servir de mote para a partilha das experiências e paixões de pensadores e empreendedores de vários pontos do mundo.

Peter Joseph, realizador de Zeitgeist, o documentário online mais visto de todos os tempos, e Mark Boyle, o homem que vive sem dinheiro há quase dois anos, são dois dos palestrantes.

O TED - cujas iniciais representam Technology, Entertainment, Design, três grandes áreas temáticas que intervêm nas constantes mudanças do mundo - é uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de ideias que fazem a diferença, nos mais diversos quadrantes. A iniciativa arrancou há 25 anos na Califórnia e, desde então, o TED tem recebido grandes pensadores e empreendedores do mundo, desde o mais conhecido ao anónimo.

Entre os oradores TED já estiveram Bill Gates, Al Gore, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

Pela segunda vez, um grupo independente em Portugal liderado pelo empresário Manuel Forjaz organiza o TEDx O´Porto. A última edição contou com o contributo de 20 oradores, 5 dos quais internacionais, que valeram cerca de 4.000 inscrições para os 400 lugares disponíveis.

Para a edição de 2011 são esperados 20 oradores alocados aos quatro painéis do “Being Blue”, tema central da conferência: O Céu - sobre o universo, espiritualidade, clima –, O Mar – enfoque na vida, sustentabilidade, água –, O Porto – suas empresas, seus artistas, vinho, gastronomia – e Os Blues – sobre emoções, música e artes.

Com a convicção de que as boas ideias devem ser disseminadas em todo o mundo, o TEDx é um programa de palestras integrado na TED, organizado de forma independente e local. O intuito é o da partilha de conceitos, ideias e experiências que entusiasmam e motivam a intervenção humana, nos mais diversos quadrantes, mudando assim o rumo da humanidade.

ORADORES CONFIRMADOS

Procurando sempre pessoas que contagiem e inspirem, desde os actores principais dos mais diversos sectores, ao aparentemente desconhecido, do mediador ao polémico, o objectivo principal desta iniciativa é trazer ao palco da Casa da Música figuras que têm à sua medida o poder de mudar o mundo. O TEDx O´Porto conta já com a presença de 16 palestrantes, sendo que 5 destes serão surpresa a todos os TEDxsters.

PAINEL MAR

Celso Grecco é consultor em Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Investimento Social no Brasil, fundador da Atitude, associação para o Desenvolvimento do Investimento Social. Criou a primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo (BVS), projecto que é um estudo de caso pela ONU e lançado em Portugal em 2009 na Euronext Lisbon.

Confirmado também está Mark Boyle, inglês, formado em economia, ex-empresário, desiludido com o sistema económico. Após muita reflexão, resolveu dedicar a sua vida ao essencial, pelo que vive há quase dois anos sem dinheiro, numa roulotte estacionada junto a uma quinta, perto de Bristol, comendo o que produz, troca ou recebe. Comunica através de um computador alimentado a energia solar, desloca-se de bicicleta e acredita numa economia de partilha e interdependência.

Actual Director de Responsabilidade Social da Fundação EDP, Guilherme Collares Pereira tem como lema partilhar conhecimento para fazer bem o bem e, para tal, deixou uma carreira de 30 anos como empresário para se dedicar à causa da responsabilidade social.

PAINEL CÉU

Peter Joseph falará sobre "Moving forward" e protagonizará certamente um dos momentos mais altos desta edição. Mundialmente conhecido como o criador dos polémicos filmes "Zeitgeist: The Movie" e "Zeitgeist: Addendum". O novo filme, "Zeitgeist: Moving Forward", inaugurado no passado dia 15 de Janeiro, é emitido em mais de 60 países e o foco central passa pelo desenvolvimento de uma nova economia global e sistema social a que se refere como "Resource-Based Economy".

Produtor, cineasta, guionista e realizador dos seus próprios filmes, conhecido mundialmente pelo seu activismo social através da fundação do Zeitgeist, movimento que conta com a adesão de mais de 400.000 pessoas, e criador do "Zeitgeist: The Movie", documentário online mais visto de todos os tempos, onde expõe uma série de teorias que desmontam o Cristianismo, os ataques de 11 de Setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve).

Bento Amaral, tetraplégico, atleta, enólogo e feliz por convicção, será o 2º orador do Painel Céu e falará sobre a felicidade. Com 41 anos e tetraplégico desde os 25, Bento Amaral é Chefe dos Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, professor universitário, campeão mundial de vela adaptada, recordista mundial de velocidade na neve, qualificou Portugal para os Paralímpicos de Pequim, que terminou em 9º lugar, e é um exemplo de perseverança para todos.

Sobre o tema do empreendedorismo social Michael Maltese, um empreendedor de excelência que fundou Fundador do Global Medical Knowledge, organização não lucrativa que providencia educação na área da saúde nos países subdesenvolvidos. O ex-director de Gestão do Legatum Center for Development and Entrepreneurship do MIT encontra-se, actualmente, muito focado nas inovações de cuidados de saúde móveis para países subdesenvolvidos.

O físico português de elevada reputação, Ricardo Schiappa, trará ao Painel Céu o tema da teoria das cordas Formou-se no Técnico, de entre os melhores do seu curso, doutorou-se no MIT, foi professor em Princeton e tem um enorme e ambicioso rol de publicações nas mais prestigiadas revistas internacionais. Junto de parceiros internacionais das melhores escolas e centros de investigação, Schiappa tenta arranjar uma explicação para a estrutura do universo, ao mesmo tempo que estuda uma descrição alternativa que permita a compreensão de fenómenos tão distintos e diversos, desde o ultra pequeno da física quântica até ao ultra-grande da astrofísica.

PAINEL PORTO

“No tempo em que os mouros andavam por aqui”, é o tema que a escritora, historiadora e jornalista Manuela Gonzaga trará à Casa da Música no dia 21 de Março. Com oito livros publicados (biografias, romance histórico, contos, colecção juvenil), Manuela Gonzaga é Mestre em História e Arqueologia da Expansão Portuguesa (Universidade Nova de Lisboa) e desenvolve trabalhos de investigação nessa área.

No painel do Porto vai falar Joaquim Borges Gouveia. Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, investigador do Centro de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, e membro da Comissão Executiva da Fundação para a Computação Científica Nacional, Joaquim Borges Gouveia versará sobre o tema gestão e inovação: o desabrochar das ideias.

O produtor de vinhos Dirk Niepoort é membro da quinta geração de uma família de holandeses que fincou bandeira em Portugal no século XIX. Após provar um vinho de mesa feito por seu avô no longínquo ano de 1938, Niepoort decidiu que era possível dedicar parte de seu tempo à elaboração de tintos de qualidade. No início dos anos 90, lançou o Redoma e hoje esse segmento representa metade das receitas da família.

PAINEL BLUES

O primeiro convidado do Painel Blues: Johnson Semedo é português, ex-presidiário redimido e um empenhado na prevenção da delinquência. Morador no bairro da Cova da Moura, difícil laboratório Social, o Johnson tinha tudo para ter a vida determinada pelos erros que cometeu. Hoje casado e com uma filha, é activamente empenhado na recuperação de jovens delinquentes em casas de correcção e em trabalho comunitário na prevenção da delinquência nas crianças e pré adolescentes. São muitos os técnicos vindos de outras instituições que querem aprender tanto com o Moinho como com a experiência do Johnson Semedo.

O britânico Julian Treasure, sound designer da The Sound Agency e orador TED Global, leva a sua especialidade ao palco do TEDx O´Porto, sobre a importância de escutar com atenção. Treasure demonstrará como o som afecta e de que forma tem influência negativa ou positiva nos comportamentos. Além de especialista em som, o sound designer e consultor é também autor do livro “Sound Business” que exemplifica e ensina a importância que o som tem, bem como o seu valor também nos negócios.

Tiago Pereira, realizador e documentarista, é um especialista em cultura imaterial como a canção, rituais e performances que exploram o conceito da tradição e das fundações da memória colectiva e irá debruçar-se sobre a “alfabetização da memória”. Alguns dos seus filmes, como "11 Burros caem no estômago vazio" (2006), receberam prémios nacionais e internacionais.

G M B Akash, fotógrafo e residente em Dakha, Bangladesh, é outro dos nomes confirmados para este painel. Akash tem tido um percurso singular pois tornou-se o primeiro artista oriundo do Bangladesh a ser seleccionado para o Joop Swart Press Photo World Masterclass, na Holanda (2002), e a receber o Prémio Jovens Repórteres no Photo Festival, em Paris (2004). No ano seguinte, foi premiado com Melhor do Show no centro de concorrência internacional, Fine Art Photography, no Colorado, EUA, e, em 2006, foi agraciado com o prémio da World Press Photo, tendo lançado também o seu primeiro livro, o First Light.

Programa do TEDx O´Porto 

Contactos