Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

Mesmo sem estar formalmente constituída, a Comunidade Portuária de Viana do Castelo já tem presidente “eleito”. Daniel Bessa, economista emérito com ligações ao Alto Minho, é o escolhido, anuncia a "Transportes & Negócios".

O “pontapé de saída” para a constituição da Comunidade Portuária foi dado no final de Janeiro, numa reunião havida na sede da administração portuária. Convidadas para serem membros-fundadores foram a Câmara Municipal de Viana do Castelo (que já aceitou publicamente o convite), a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima, a Associação Industrial do Minho, a Agepor, o Conselho Português de Carregadores, a Câmara dos Despachantes Oficiais, a Antram, a Apat, a AAMC, a Celpap, a Novastiva e a APVC.

A constituição da Comunidade Portuária é um dos objectivos previstos no plano estratégico do porto de Viana do Castelo.

Entre os objectivos anunciados da Comunidade Portuária estão “contribuir para a racionalização, transparência e desburocratização dos procedimentos administrativos” e “promover a articulação entre os diferentes meios de transporte, tendo em vista dotar de eficiência e operacionalidade o transporte intermodal”.

Daniel Bessa será o segundo economista notável a presidir a uma comunidade portuária nacional, juntando-se a António Nogueira Leite, que preside à comunidade portuária de Aveiro. Leixões deu o mote há uns anos, quando elegeu para presidente Rui Moreira.