Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Câmara Municipal adere à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar a Comunidade Portuária do Porto de Viana do Castelo (APVC). A decisão foi tomada em reunião de executivo e tem como principal objectivo formar uma entidade que promova e dinamize o porto de mar de Viana do Castelo, considerado como “estratégico para o desenvolvimento do concelho” pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa.

A Comunidade Portuária integra diversas entidades, nomeadamente a Administração do Porto de Viana do Castelo, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Associação Empresarial de Viana do Castelo, Comunidade Intermunicipal do Minho Lima, AIMinho - Associação Industrial do Minho, AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Câmara dos Despachantes Oficiais, Conselho Português de Carregadores, ANTRAM – Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários e de Mercadorias, APAT - Associação Portuguesa dos Agentes Transitários, Associação de Armadores da Marinha de Comercio, Celpap – Terminal de Celulose e Papel de Portugal, Lda., Novastiva – Operações Portuárias, Estiva/Tráfego, Lda. e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Esta associação de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada, ao abrigo das disposições legais sobre direito de associação e associações, tem por objectivos contribuir para o desenvolvimento e promoção do Porto de Viana do Castelo; contribuir para a racionalização, transparência e desburocratização dos procedimentos administrativos; promover o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo em harmonia com a cidade, a região e as politicas sectoriais do mar; colaborar nas propostas de revisão legislativa que respeitem à actividade portuária; e promover a articulação entre os diferentes meios de transporte, tendo em vista dotar de eficiência e operacionalidade o transporte intermodal.

Recorde-se que o Porto de Mar é considerado estratégico para o desenvolvimento de Viana do Castelo. Em 2010, registou o movimento de 524 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao ano anterior, tendo registado o movimento de 199 navios comerciais, traduzindo um acréscimo de 21% relativamente ao ano anterior.