Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro António Mendonça no Porto de Sines

A 28 de Janeiro o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça esteve no Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, para inaugurar o Porto de Abrigo, presidir à cerimónia de aumento ao efectivo de uma nova viatura de segurança e lançar a primeira pedra da obra de ampliação do Molhe Leste, visitando ainda as obras de expansão do Terminal XXI.

António Mendonça presidiu ao auto de consignação da empreitada da ampliação do Molhe Leste, lançando a primeira pedra desta obra orçada em cerca de 40 milhões de Euros e que representa a ampliação da infra-estrutura existente em mais 400 metros, cuja extensão final será de 1.500 metros, garantindo assim as melhores condições de abrigo e operacionalidade dos navios no Terminal XXI, tendo em conta a continuidade de expansão do cais e terraplenos. Por outro lado, pretende-se igualmente assegurar fundos de -17 metros ZH de forma a reforçar as condições de manobra aos navios de maior calado,

O governante inaugurou o Porto de Abrigo do Trem Naval das Autoridades do Porto de Sines, localizado numa zona abrigada, situada entre o Terminal de Contentores e o Terminal Multipurpose, com capacidade para 25 embarcações. O investimento nesta infra-estrutura foi de 401.300 Euros e ali ficarão localizados os meios de apoio naval da APS, assim como as embarcações das entidades marítimas com funções de fiscalização na área portuária e zona costeira.

A nova viatura de segurança VETA 02 - Veículo com Equipamento Técnico de Apoio é todo-o-terreno polivalente, apto a transportar contentores especializados e adequados para intervenções em situações de emergência nos mais variados cenários, tendo o investimento representado 108.000 Euros. A esta viatura foi dado a nome de “Joaquim Porfírio dos Reis”, ex-funcionário da APS que desempenhou funções de bombeiro-chefe no Porto de Sines até se aposentar.

Nas declarações proferidas no decurso da visita às obras de expansão do Terminal XXI, cuja conclusão vai permitir, já em 2011, a operação em simultâneo de 2 navios “megacarriers” de 14.000 TEU, António Mendonça abordou os resultados atingidos pela APS no ano transacto, em que o tráfego de contentores cresceu mais de 50%, destacando a consagração de Sines como o principal porto exportador do país, elogiando a capacidade desta infra-estrutura em atrair agentes económicos de capacidade internacional, deixando ainda a garantia da aposta na continuidade dos trabalhos de melhoria da ferrovia.
 







Artigos relacionados:

  • Porto de Sines paga dívida de 78 milhões de euros
  • Tráfego de contentores cresce 50%
  • Lídia Sequeira no programa «Iniciativa»
  • Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas
  • Sines com características para ser a porta de entrada do Brasil na Europa