Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.

Notícias
![]() |
CABEÇA DO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES
APTO adjudica empreitada que ascende a quase 3 milhões de euros
A Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A., adjudicou a empreitada para reparação da cabeça do molhe do porto das Lajes, na ilha das Flores, Açores, num investimento que ascende a € 2.849.750,50 (dois milhões, oitocentos e quarenta e nove mil, setecentos e cinquenta euros e cinquenta cêntimos).
A empreitada em causa estará a cargo do consórcio Somague Engenharia, S.A. e Somague Ediçor, Engenharia, S.A., desenvolvendo-se na extremidade nordeste do cais comercial das Lajes das Flores, a qual se apresentava desgastada face ao efeito produzido por diversos temporais de grande intensidade ocorridos nos últimos anos.
A intervenção agora projectada para a cabeça do molhe do porto das Lajes das Flores traduz-se na adopção de uma solução de reparação que consiste na reconstrução do manto de protecção acima de -4 m (ZH).
Recorde-se que naquela mesma infraestrutura portuária da ilha açoriana das Flores tem vindo a ser construído ao longo dos últimos meses um núcleo de recreio náutico, com capacidade para cerca de 70 embarcações, uma gare de passageiros – comportando também armazéns e instalações para as autoridades portuária, marítima, aduaneira e de fronteiras –, e, ainda, uma rampa para operação de navios ro-ro (Roll on / Roll off) e ferry, obras que juntando à empreitada agora prestes a arrancar representam, no seu conjunto, mais de € 13.600.000,00 (treze milhões e seiscentos mil euros) de investimento do Governo dos Açores naquele que é o porto comercial mais ocidental da Europa.