Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 23.11.2010

REVOLUCIONÁRIO NAVIO AMIGO DO AMBIENTE: «E-Ship1» pela terceira vez no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu, a 23 de Novembro, pela terceira vez no corrente ano, o novo e revolucionário navio 'E-Ship 1', a primeira embarcação moderna de carga amiga do ambiente, movida parcialmente a energia eólica.
As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés deste inovador navio impõem-se, magestáticas, a todos os que passam pelo Porto de Leixões.

Recuperamos aqui a notícia da primeira escala, a 2 de Setembro de 2010:
"O Porto de Leixões recebeu, entre as 7h00 e as 16h00, do dia 2 de Setembro, o novo e revolucionário navio 'E-Ship 1', a primeira embarcação moderna de carga amiga do ambiente, movida parcialmente a energia eólica.

As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés deste inovador navio impõem-se, magestáticas, a todos os que passam pelo Porto de Leixões. São estes quatro rotores eólicos, capazes de recolher a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga – ao contrário dos mastros e velas – permitindo assim reduzir as emissões de CO2 e do consumo de combustível fóssil em cerca de 30 a 40% do que habitualmente registam os navios de igual porte.

Durante a sua viagem inaugural, iniciada a 17 de Agosto no Porto de Emden (Alemanha), o E-Ship 1 dedicou-se essencialmente ao transporte marítimo de equipamento eólico da sua proprietária, Enercon GmbH, terceiro maior fabricante de turbinas eólicas a nível mundial.

A escala deste navio no Porto de Leixões foi, não só a primeira em Portugal, mas também uma das primeiras da sua história. A Administração do Porto de Leixões congratula-se pelo facto deste Porto ter sido escolhido entre os primeiros portos mundiais a receber uma embarcação deste tipo."

Posteriormente, a 22 de Setembro, e agora, a 23 de Novembro, Leixões voltou novamente a receber o E-Ship 1 em escalas mais prolongadas (cerca de dois dias), tendo conseguido, uma vez mais, atrair a curiosidade de muitos transeuntes devido ao seu aspecto original.

Saiba mais sobre o 'E-Ship 1'

Outras fotos do navio

'E-Ship 1' no Facebook