Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL celebra Acordo de Colaboração com o CEiiA e integra Zona Livre Tecnológica (ZTL) de Matosinhos

A APDL celebrou esta quarta-feira, dia 3 de agosto, um Acordo de Colaboração com o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, onde passa a integrar a Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Matosinhos, ao disponibilizar a zona do Porto de Leixões para a realização de testes de novas tecnologias, serviços, produtos ou soluções inovadoras relevantes não só para a atividade do Porto de Leixões, mas também para aferir da viabilidade de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores para o mercado, que acelerem a transição para a neutralidade carbónica, com claros benefícios para o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a sustentabilidade da atividade portuária e do município do Matosinhos.

O CEiiA introduziu, em 2019, em Portugal o conceito de "Zona Livre Tecnológica – ZLT", tendo sido já realizados vários testes na ZLT de Matosinhos, na área da mobilidade, conetividade e sustentabilidade, quer em espaços públicos, quer em espaços privados.

Para Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL, "este é mais um passo rumo à neutralidade carbónica e digitalização do Porto de Leixões, posicionando esta infraestrutura enquanto plataforma para a testagem e desenvolvimento de novas tecnologias para o país".

A APDL associa-se assim a um conceito onde se alia inovação tecnológica e transformação digital, com foco na sustentabilidade, transição energética e neutralidade carbónica.

A iniciativa ZTL – Zona Livre Tecnológica é um desígnio do nosso Governo, ao ter o objetivo de posicionar Portugal como "zona livre tecnológica", através do programa Startup Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.