Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Fronteiras XXI

Mar Português: Há Uma Estratégia?

Da História à gastronomia, o peso do oceano na cultura portuguesa é indiscutível. Mas o mar é muito mais do que apenas um símbolo de portugalidade. A dimensão marítima de Portugal pode vir a ser 40 vezes superior ao seu território, se as Nações Unidas aceitarem o pedido de extensão da plataforma continental.

Neste momento, o país já tem a terceira maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia, a quinta da Europa e a 20.ª do mundo. Não é por acaso que o valor que o mar acrescenta à economia nacional continue a crescer, representando mais de 5% do PIB - segundo dados do INE. Mas, para se assegurar um crescimento económico sustentável, é fundamental preservar a biodiversidade e os ecossistemas marinhos. Um dos objetivos da ONU é proteger pelo menos 30% do oceano até 2030.

Que políticas públicas são necessárias para alcançar esta meta? Como é que se garante um trabalho de conservação continuado e a simultânea dinamização da economia do mar? Que contributos pode Portugal dar nestes domínios?

Nesta edição do Fronteiras XXI debateu-se o papel chave do mar na sustentabilidade ambiental e na economia. Moderação a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço.

O programa da RTP3 foi emitido em direto do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

PARA VER AQUI

 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB