Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Lançamento do I Volume dos «Cadernos do Arquivo» - 24 de junho, 11h00 - Barreiro, Baía do Tejo

Arquivo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra celebra 3.º aniversário

O Arquivo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (APLSS) vai comemorar o 3.º aniversário com o lançamento do primeiro volume dos “Cadernos do Arquivo”, uma edição centrada na obra do Arquiteto Paulo Cunha, “pioneiro do planeamento portuário e do ordenamento das orlas ribeirinhas e autor de parte significativa dos edifícios portuários em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa. A cerimónia tem lugar a partir das 11h00 de dia 24 de junho, nas instalações do APLSS, no Barreiro.
A apresentação da primeira edição dos Cadernos do Arquivo está a cargo do autor, José Luis Saldanha.

Com esta iniciativa, a Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra pretende impulsionar a divulgação do património portuário e, através do APLSS promover o conhecimento, a preservação, a valorização e divulgação do legado destes portos.
O Centro de Documentação e Arquivo do Porto de Lisboa, Setúbal e Sesimbra é composto por 4.400 títulos que incluem monografias, relatórios, estudos, fotografias, filmes e publicações periódicas da área marítimo-portuária. Em junho de 2019, as Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra centralizaram os arquivos intermédio e histórico dos respetivos portos num único espaço, localizado na Baía do Tejo, no Barreiro, permitindo, assim que o acervo documental destes portos sirva não apenas as respetivas administrações portuárias, mas também o público em geral e a comunidade científica.

No arquivo está, ainda, patente a exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, inaugurada no Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de junho. Esta mostra revela os segredos mais bem guardados dos cinco arquivos de inegável relevo que se encontram no Barreiro, por isso conhecida como “a cidade dos arquivos”, e que incluem também o Arquivo Ephemera, de José Pacheco Pereira, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o Espaço Memória e ainda o Arquivo da Fundação Amélia de Mello.