Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Politécnico da Guarda apresenta Laboratório Colaborativo em Logística

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) apresentou o projecto de instalação naquela cidade de um Laboratório Colaborativo na área da Logística, designado CoLAB LOGIN, ao júri da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

“O projecto foi desenhado pelo IPG em parceria com empresas e com instituições públicas e privadas da área da logística e pretende juntar as empresas do sector e académicos para estudarem em conjunto as redes e os fluxos logísticos da região e do país: a instalação próxima de um porto seco na Guarda é decisiva neste projecto”, lê-se na nota enviada pelo IPG.

Desenvolvimento do interior

O presidente do IPG, Joaquim Brigas, referiu que o Laboratório Colaborativo em Logística “irá produzir ciência para a actividade empresarial de todo o país e, também, fornecer dados e evidência aos decisores públicos para que desenhem políticas que favoreçam o desenvolvimento do interior e do país no seu conjunto”.

“A instalação próxima de um grande porto seco na Guarda, reproduzindo no interior e na fronteira com Espanha as mesmas condições de envio e de chegada de mercadorias dos portos do litoral, contribuiu para interessar todos estes parceiros e será crucial no trabalho deste laboratório”, acrescentou o responsável.

IPG “irá preparar quadros profissionais qualificados”

O IPG referiu que, paralelamente, a sua oferta formativa “irá preparar quadros profissionais qualificados para as empresas que, a curto médio prazo, se irão instalar e começar a operar no porto seco”.

“A área da logística tem sido nos últimos anos uma grande aposta do Politécnico da Guarda. O lançamento do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) e, mais recentemente, da pós-graduação em Logística, são exemplos do reforço na aposta formativa do IPG nesta área”.

O CoLAB LogIN “estará focado nas necessidades do mercado, das empresas e do território, tendo reunido um grande consenso por parte das empresas, instituições e associações regionais e nacionais”.

A instituição de ensino salientou que “ao lado do IPG está, como parceiro científico, o Centre for Informatics and Systems da Universidade de Coimbra (CISUC)” e que na montagem do laboratório “participarão também as Infraestruturas de Portugal e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – APDL, para além da Câmara Municipal da Guarda”.
Vários parceiros do sector

Ao nível das empresas do setor participam a Olano, a Transportes Bernardo Marques, a Coficab, a R2TIR e a TIR2RENT. O projecto também envolve as empresas tecnológicas InovaRia — Rede de Inovação em Aveiro, a WaveCom e a Stratio Automotive.

O CoLAB LogIN tem, igualmente, como parceiros, a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, o CPC – Conselho Português de Carregadores, o Núcleo Empresarial da Região da Guarda – NERGA, a Associação Portuguesa de Logística – APLOG, a APP – Porto de Portugal, a Zaldesa (Zona de Atividades Logísticas de Salamanca), a AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e a Europlatforms – Associação Europeia de Plataformas Logísticas.

fonte