Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APS e Extremadura Avante apresentam Projeto CALSIBA no Congresso da APLOG

O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, e o Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez, apresentaram internacionalmente o projeto de cooperação transfronteiriça CALSIBA, no 23º Congresso de Logística da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Lisboa, sob o tema "Da Resiliência à Recuperação".

A apresentação enquadrou-se no painel intitulado "Infraestruturas - Mais Resiliência, Mais Crescimento", na qual os parceiros do projeto CALSIBA explicaram que este permitirá melhorar a competitividade e inovação do transporte multimodal de mercadorias no Corredor Logístico Atlântico Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras de informação e comunicação, aumentando a competitividade do tecido empresarial transfronteiriço.

Durante o seu discurso, José Luís Cacho salientou que o Porto de Sines continua a crescer no volume de mercadorias movimentadas, realçando ainda a corrente expansão do terminal de contentores – Terminal XXI, que contribuirá, de forma determinante, para aumentar a capacidade de servir o hinterland ibérico. Com efeito, as empresas da Extremadura podem beneficiar de ligações marítimas semanais aos principais portos mundiais, aumentando a sua competitividade nos mercados externos.

O Presidente da APS recordou ainda que este projeto se enquadra nos objetivos definidos no Plano Estratégico do Porto de Sines, de onde se destaca, neste contexto, a captação de carga Ibérica, com a meta de alcançar uma quota de mercado de 8% no movimento dos portos ibéricos com o hinterland até 2030.

Por outro lado, José Matías Sánchez salientou que o objetivo da cooperação entre as duas entidades é, por um lado, promover o Porto de Sines como uma porta de entrada e saída de mercadorias por mar e, por outro lado, promover a Plataforma Logística do Sudoeste Europeu em Badajoz como um Hub de consolidação de mercadorias no Corredor Atlântico para o estabelecimento de novos operadores logísticos e industriais.

O Subdiretor Geral da Extremadura Avante destacou ainda a “Estratégia Logística Regional”, assinada em fevereiro de 2021 entre a Junta de Extremadura e os principais agentes sociais, e o trabalho realizado para reforçar as alianças com o Porto de Sines. Neste sentido, acrescentou, a Plataforma Logística de Badajoz contribui para o posicionamento da EUROACE como hinterland dos principais portos envolventes, tanto em Espanha como em Portugal.

O projeto CALSIBA é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.