Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Aberto concurso para a concessão do Terminal Multipurpose de Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) colocou no mercado o procedimento que visa a celebração de Contrato de Concessão de exploração, em regime de serviço público, do Terminal Multipurpose de Sines (TMS), vocacionado para a movimentação de mercadorias diversas, incluindo contentores, granéis e cargas de projeto.

As condições do concurso foram desenhadas com o objetivo de colocar à concorrência um processo de concessão flexível, que possa ser atrativo para operadores de média/grande dimensão com diferentes vocações, que se disponham a assegurar simultaneamente a movimentação das cargas de proximidade e a reconversão da atividade do terminal. O prazo de concessão será proposto pelos concorrentes, sujeito a um máximo de 30 anos.

O Concurso será integralmente tramitado através da Plataforma Eletrónica de Contratação Pública da Saphety, acessível através do sítio eletrónico https://www.saphetygov.pt/. As peças do Concurso encontram-se disponíveis na Plataforma Eletrónica desde o dia 20 de outubro de 2021.
As propostas devem ser apresentadas até 15 de fevereiro de 2022.

O TMS iniciou a sua exploração em 1992, centrada na importação de carvão para as centrais termoelétricas de Sines e do Pego, tendo mais tarde sido ampliado para permitir a movimentação de vários tipos de carga. Com o encerramento da atividade das duas centrais termoelétricas do país, o TMS tem todas as condições não só para capturar mais carga de hinterland, como também para se reconverter num nó logístico especializado numa nova carga, seja na área do agroalimentar, de outros granéis sólidos, veículos, contentores ou cargas de projeto.

Para mais informações: www.portodesines.pt/o-porto/terminais-portuários/tms-terminal-multipurpose-de-sines/