Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines recebe evento «Dois dias, dois portos»

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu participantes do evento “Dois dias, dois portos” organizado no âmbito do programa de atividades da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e que teve como principal objetivo dar a conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da sua Zona Industrial e Logística (ZILS), bem como os investimentos em curso.

Na sessão de abertura, o Presidente da APLOG, Raúl Magalhães, referiu que o sector portuário “está a atravessar um momento glorioso” e que o Porto de Sines “tem características únicas” que o distinguem dos restantes portos nacionais. O evento contou com uma mesa redonda, em que estiveram presentes o presidente da APS, José Luís Cacho, Jorge D’Almeida, presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) e Carlos Rodrigues, Policy and Corporate Engamenent Manager da Medway. A intervenção de José Luís Cacho contou com a apresentação das metas estratégicas do Porto de Sines, focadas no reforço da centralidade e da conectividade, impulsionando o incremento da carga do hinterland tendo em conta o objetivo de alcançar uma quota de 8% no mercado Ibérico. Realce ainda para o compromisso firme com a sustentabilidade ambiental e social, bem como com o contínuo processo de digitalização do porto, ao serviço de uma cadeia logística global mais célere, eficiente e sustentável.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Terminal de Granéis Líquidos, porta energética nacional na receção de crude e exportação de produtos refinados, bem como o Terminal Multipurpose, dotado com condições adjacentes de excelência, conectado à rede ferroviária e rodoviária nacional, ibérica e europeia. Por fim, foi realizada uma visita ao Terminal XXI, infraestrutura portuária inserida nas principais cadeias logísticas internacionais, responsável pelo movimento de mais de 55% da carga contentorizada em Portugal.

A cooperação com entidades como a APLOG, que representa um setor determinante para o desenvolvimento do porto, assim como a adesão a este tipo de iniciativas assume uma enorme importância na estratégia da autoridade portuária, permitindo promover o Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística adjacente a vários operadores logísticos e a quadros de empresas, o que pode traduzir-se em investimentos futuros.