Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AUTORIDADE NACIONAL DE SEGURANÇA VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A APDL recebeu, no dia 13 de setembro, no Porto de Leixões, a visita da Autoridade Nacional de Segurança.

A visita teve início com uma reunião de apresentação da estratégia da APDL para a transição digital e onde foram discutidos diversos aspetos relacionados com a Segurança da Informação e Cibersegurança.

A APDL destacou projetos como a criação e implementação do projeto Data Center Campus, juntamente com o Simulador “Full Mission Bridge Simulator“.

A comitiva foi composta pelo Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e por inerência de funções Autoridade Nacional de Segurança, Contra-almirante António Gameiro Marques, do Subdiretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Comodoro Manuel da Costa Honorato, e do Subdiretor-Geral Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Eng.º José Lino A. Santos, efetuou uma visita ao Centro de Coordenação de Navegação/Segurança, ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”, equipamento que dotou a APDL de valências na área de treino de navegação fluvial, pilotagem e manobra de navios em águas restritas (portos marítimos, fluviais e eclusas) ao criar cenários para qualquer porto, para as diversas condições meteorológicas e do estado do mar, quer na entrada e barras de portos, bem como em vias fluviais, e ao local do futuro Datacenter Campus, tendo ficado evidenciada a aposta tecnológica da APDL, em sintonia com a descarbonização e transição energética.

No âmbito da missão e competências do Gabinete Nacional de Segurança e do Centro Nacional de Cibersegurança, esta visita teve como principal objetivo, a partilha de conhecimentos na área da Segurança da Informação e Cibersegurança, estreitando-se as relações de cooperação entre as instituições.