Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Competição internacional de navegação autónoma distingue estudantes da FEUP

Os mares da Noruega foram o local escolhido para a aventura que levou a equipa C2SR-Atlantics, composta por cinco estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Matemática Aplicada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), à conquista do primeiro lugar no 2021 Njord Challenge for Autonomous Vessel Navigation, uma competição internacional de navegação autónoma que decorreu nos dias 18 e 19 de agosto, em Trondheim, Noruega.

A exploração de novas ideias e conceitos relacionados com a indústria naval autónoma era o principal objetivo da competição. Desafiados a criar e a desenhar sistemas de controlo autónomo de navios, os concorrentes enfrentaram problemas reais da indústria naval, contribuindo com conhecimento para a área da automação, inovação e soluções inteligentes e desenvolvendo uma rede de contactos de utilidade profissional futura.

O projeto vencedor, que trouxe para casa um prémio no valor de cerca de 2.400 euros, consistiu na criação de um sistema de navegação autónoma para um veículo marítimo em ambiente simulado.

“Para a competição, englobámos uma série de módulos de software implementados em ROS (Robot Operating System), responsáveis por cada uma das funcionalidades necessárias à navegação autónoma, como tomada de decisão, deteção e rastreamento de obstáculos, planeamento de trajetórias navegáveis, controlo do veículo e prevenção de colisões”, avança Rômulo Rodrigues, membro da equipa e estudante do Programa Doutoral em Matemática Aplicada da FEUP.

Da equipa faz também parte Matheus Reis, estudante do doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e que, juntamente com Rômulo, utilizou as suas valências académicas para se concentrar nos módulos de perceção e controlo. Desse trabalho acabou por resultar um artigo a ser apresentado na conferência OCEANS 2021, na Califórnia (EUA), no final de setembro.

Os restantes elementos da C2SR-Atlantics, todos eles membros do Cyber-Physical Control Systems and Robotics (C2SR) pertencente ao Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) e ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da FEUP, são Gustavo Andrade, Paulo Silva e Francisco Neves. Em conjunto, aplicaram “conceitos previamente adquiridos no contexto das suas teses de mestrado e doutoramento” nas áreas de processamento de sinais, sistemas de controlo, aprendizagem computacional, inteligência artificial e robótica.

mais detalhes