Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO - ATÉ 30 DE NOVEMBRO
Santos em Porcelana da Vista Alegre, de Carlos Manuel Teles Paião
Fruto de paixão e labor de toda uma vida, a colecção de imagens religiosas de Carlos Manuel Teles Paião, doada ao Município de Ílhavo em julho de 2021, apresenta-se como uma das mais importantes colecções conhecidas desta temática em porcelana da Fábrica da Vista Alegre. A colecção está exposta no recém-inaugurado Centro de Religiosidade Marítima, pólo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo.
8 agosto a 30 novembro 2021
Centro de Religiosidade Marítima
visita gratuita
O colecionador
Carlos Manuel Teles Paião nasceu em Ílhavo a 10 de novembro de 1932, filho de Francisco da Silva Paião (Almeida), capitão da antiga frota bacalhoeira portuguesa e pai do cantor Carlos Paião. Reunida ao longo de 55 anos, a coleção iniciou-se em 1965 altura em que deixa a pesca do bacalhau, nos lugres Creoula e Argus, e entra para os pilotos da Barra de Lisboa. A primeira peça que adquiriu foi um Santo António, memória do tempo de menino em que acompanhava a sua mãe, Berta Teles Paião, a enfeitar e zelar pelo altar de Santo António da Igreja de Ílhavo. Depois seguiram-se os Meninos Jesus “mariolas”, como lhes chama “por estarem abusacados numa almofada sem nada fazer”, as Virgens da Conceição e restantes santos, comprados no tempo livre em antiquários da capital, leiloeiras e colecionadores, correndo Portugal de lés-a-lés em busca das peças mais raras.
A Vista Alegre
Decorridos quase 200 anos da sua fundação, em 1824, por José Ferreira Pinto Basto, a pioneira fábrica de porcelana localizada em Ílhavo, assumiu-se no panorama da cerâmica nacional como uma das marcas, genuinamente, portuguesas de maior notoriedade mundial. O território de Ílhavo seria profundamente marcado pelos objetos aí produzidos, existindo nas casas e oratórios particulares imagens de santos de porcelana, habilmente modelados e pintados pelos artistas locais, onde as preces das mulheres se dirigiam quando as notícias dos homens a bordo dos bacalhoeiros tardavam em chegar.