Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines aposta na formação dos pilotos para novos «megacarriers»

O pessoal técnico de pilotagem do Porto de Sines participa numa formação em simulador que visa a avaliação de risco e de recursos para realização de manobras de navios porta-contentores com capacidade até 23.000 TEU (contentores de 20 pés) e com comprimentos entre os 366 e os 399 metros. A formação decorre em Sorrento, Itália, no Centro de Treino MSC – Mediterranean Shipping Company, um dos principais operadores no porto, e divide-se em três grupos distribuídos por agosto, setembro e outubro.

Os cenários parametrizados simulam as características geofísicas do Porto de Sines, criando situações de treino que garantem um aumento da eficiência e otimização das manobras em vários contextos de operação, desde situações de condições meteorológicas extremas, à eventualidade de emergência por falhas técnicas, proporcionando ainda o teste de novos modelos de navios.

Enquadrado pelo Plano Estratégico do Porto de Sines e pelos investimentos previstos e em curso, como a terceira fase de ampliação do Terminal XXI, a expansão do Molhe Leste e o novo Terminal Vasco da Gama, esta ação traduz-se na melhoria das competências e na progressiva qualificação e treino avançado de todo o pessoal, reforçando a capacidade de receber os maiores navios do mundo, que já hoje escalam Sines.