Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ASM Industries integra grupo do maior fabricante de torres eólicas do mundo

A ASM Industries vai integrar o grupo da CS Wind, fabricante de torres eólicas, após um processo de aquisição, apresentando-se como uma oportunidade de crescimento da empresa portuguesa, com maior acesso a novos projectos de energia renovável. A nova acionista maioritária da ASM Industries, a CS Wind, admite que o objectivo da aquisição é reforçar a posição de liderança do mercado de energia eólica offshore europeia.

“A integração da ASM Industries neste grupo de renome e líder mundial na produção de torres eólicas é mais um passo estratégico que nos permite continuar a realizar o nosso caminho de crescimento e consolidação, numa indústria muito desafiante e exigente”, destaca Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries, acrescentando que “a decisão foi muito ponderada, mas é a mais acertada para possibilitar que a ASM Industries ganhe dimensão crítica e alcance o seu objetivo de ser o maior fabricante de torres eólicas e fundações offshore da Europa”.

Numa altura em que o mercado europeu está a dominar o crescimento da energia eólica offshore global, esta cooperação visa “expandir a produção de torres eólicas offshore neste mercado e reforçar o seu domínio”, e também “criar oportunidades de negócio no mercado das fundações, como as fundações monopiles, que são estruturas de suporte que fixam uma turbina eólica offshore no fundo do mar”, precisa o comunicado. Reconhecidas pela sua eficiência económica e estabilidade, são atualmente as “mais utilizadas em todo o mundo”, e espera-se que “mais de 80% das subestruturas globais de energia eólica offshore sejam instaladas como monopiles no futuro”, refere a ASM Industries.

A ASM Industries é uma holding fundada em 2007, derivada do Grupo A. Silva Matos, com uma fábrica para produção de torres eólicas onshore em Sever do Vouga, e outra no Porto de Aveiro com a localização ideal para a produção e transporte de grandes torres eólicas e fundações offshore.

“Com esta transação, a ASM Industries pretende investir significativamente no reforço da capacidade produtiva da sua atual fábrica no Porto de Aveiro e, inclusive, poder construir uma nova fábrica de monopiles, criando um verdadeiro cluster produtivo para as Energias Renováveis em Portugal para atender todo o mercado europeu, reforçando o papel estratégico do Porto de Aveiro”, salienta Adelino Costa Matos.

Nesta transação, a WAM Investments, acionista da ASM Industries, contou com assessoria da PricewaterhouseCoopers Porto e GBS Finance.

fonte