Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines e ESRI Portugal promovem debate sobre os portos de nova geração

Esta quinta-feira, dia 17 de junho, a ESRI Portugal realiza o evento "Portos de Nova Geração: A Transformação Digital dos Portos Portugueses", em parceria com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O evento enquadra-se nas Comemorações do Dia do Porto de Sines, que este ano assinala o 50.º aniversário da publicação do Decreto-Lei que definiu a criação do Gabinete da Área de Sines, entidade promotora do desenvolvimento do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.
A necessidade de digitalização das organizações e o papel central da informação geográfica enquanto realidade inegável e fortemente acelerada pela crise pandémica mundial será um dos aspetos a discutir durante o evento, salientando ainda a necessidade de adaptação das empresas a esta dinâmica digital, sob pena de perderem competitividade.

O evento abrirá espaço a uma reflexão sobre os desafios que se colocam aos portos face à crescente digitalização do setor, visando impulsionar a transformação e melhoria dos processos ao longo de toda a cadeia logística, permitindo manter um alto nível de competitividade e eficiência.

O webinar contará com a participação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, contando ainda com três oradores internacionais, nomeadamente Michael Bergmann, sócio e consultor internacional na Bergmann-Marine e Carl Kavina, CEO do Porto de Flinders na Austrália. Ainda a destacar a participação de Alex Brandts, Digital Lead do Porto de Roterdão, maior porto Europeu no que diz respeito a índices de movimentação de carga, que apresentará o projeto que diz respeito ao seu Digital Twin e à importância da informação geográfica.

Recorde-se que o Porto de Sines tem desenvolvido um sistema de informação e identificação geográfica que permite, não só a gestão das áreas geográficas e de apoio ao ordenamento do porto, mas também a simulação de cenários no âmbito da monitorização de ambiente e segurança, integrando ainda o processo das operações marítimo-portuárias nos portos sob jurisdição da APS.

A inscrição no evento é gratuita, porém obrigatória, através do registo em
Portos de Nova Geração: A Transformação Digital dos Portos Portugueses