Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Centro Biomarinho com maternidade de bivalves inaugurado na Nazaré

O Centro Biomarinho, constituído por laboratórios e maternidade de bivalves, que a empresa Oceano Fresco instalou no Porto da Nazaré, foi inaugurado EM cerimónia que contou com a presença do ministro do Mar e da secretária de Estado das Pescas.

Trata-se de um investimento global a rondar os 3,6 milhões de euros que pretende contribuir para “a produção sustentável de alimentos, produzindo sementes para pré-engorda de espécies autóctones, nomeadamente amêijoa boa e amêijoa macha”.

O centro irá concentra-se na investigação e produção de amêijoa europeia, em decréscimo no meio natural, devido à invasão da amêijoa-japónica e à acção do homem, propondo-se a “contribuir para alargar a cadeia de valor da aquacultura em Portugal”.

Citado por uma nota de imprensa da Câmara da Nazaré, Bernardo Carvalho, CEO da Oceano Fresco, expressou a convicção de que os bivalves são a solução para mudar a matriz alimentar do mundo”, passando a um “padrão sustentável”.

Aquele CEO disse ainda a empresa tem “o forte desejo de crescimento, expandindo o Centro Biomarinho e criar um campus biomarinho e viveiros de engorda em mar aberto”.

Por lado, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, destacou a componente tecnológica da unidade, onde trabalha já uma equipa constituída por 20 elementos, 10 dos quais doutoradas ou com mestrado.

Nas palavras do governante, estamos perante um “centro de investimento e desenvolvimento, com uma equipa altamente graduada, um exemplo na introdução de doutorados na produção industrial e comercial”.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, elogiou o investimento que coloca a Nazaré “na vanguarda da investigação e desenvolvimento no mercado da pesca em geral, e dos bivalves em particular”.

“Este é um projecto que se enquadra no que defendemos para o nosso território. Traz mais rendimento e mais e melhor emprego”, afirmou o autarca.

O presidente do Município lembrou que está a decorrer a quarta alteração ao PDM que visa criar “condições urbanísticas para a implantação de um negócio de engorda de linguado” que, tal como a unidade agora inaugurada, “vai criar emprego e afirmar a Nazaré”.

fonte