Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Janela Única Logística entrou em produção no Porto de Lisboa

O dia 14 de abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na actividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística.

Este é mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos.

O projeto da JUL, liderado pela DGRM e coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, envolve todos os portos portugueses e stakeholders a nível nacional e tem como principal objetivo o incremento da eficiência dos portos no âmbito da “Estratégia para o aumento da competitividade portuária” aprovada pelo governo, assim como a uniformização e harmonização de procedimentos nos portos portugueses.

A JUL é um alargamento da JUP - Janela Única Portuária a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais, através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

Para a APL, este é um marco assinalável e o início de um novo ciclo digital, que estará em permanente evolução, de forma integrada e harmonizada com todos os portos nacionais.