Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do «Ever Given» no Suez

A Academia Marítima de Antuérpia realizou um evento único destinado especialmente à comunicação social belga (jornais e estações de televisão), de modo a simular, retratar e analisar o encalhamento do navio ‘Ever Given’ no Canal no Suez.

Recorrendo a vários simuladores de embarcações, a equipa da Academia Marítima de Antuérpia mostrou, passo a passo, de que forma o porta-contentores do armador Evergreen encalhou na passagem marítima egípcia (uma das vias mais cruciais do transporte marítimo de mercadorias). Entre os presentes esteve o especialista Theo Notteboom, professor de Economia Marítima e fundador da entidade PortEconomics.

Entre as causas mais prováveis do incidente no Suez está o vento forte e um hipotético erro humano, algo que não ficou, ainda provado. O director da Academia Marítima Antuérpia, Rowan Van Schaeren, e os especialistas náuticos presentes deram mais informações sobre os aspectos de navegação do encalhe da embarcação, enquanto o especialista de Direito Marítimo Ralph De Wit discorreu sobre as questões jurídicas do incidente.

«Tive o prazer de compartilhar algumas reflexões sobre os impactos de curto e longo prazo do incidente no transporte, portos e logística.Um grande obrigado aos muitos jornalistas que participaram do momento de imprensa», declarou, nas redes sociais, Theo Notteboom, elogiando a iniciativa da Academia Marítima de Antuérpia. Recorde-se que o navio da Evergreen esteve encalhado no Suez durante cerca de uma semana – o ‘Ever Given’ foi esta Segunda-feira desencalhado, através de uma combinação de escavações, dragagens e rebocadores.

fonte