Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM renova certificação da qualidade e estende âmbito às áreas inspetivas de Leixões, Açores e Madeira

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) renovou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, após sete dias de auditorias realizadas pela entidade certificadora SGS.

As auditorias incidiram sobre os processos pertencentes ao âmbito do Sistema de Gestão e sobre os serviços desenvolvidos a partir da sede da DGRM, tendo, pela primeira vez sido também contemplando os serviços realizados a partir das Áreas Inspetivas desta Direção-Geral em Leixões nos Açores e na Madeira.

José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM, realça: “Nos pontos fortes identificados pela SGS constam, entre outros aspetos, a transição digital que a DGRM está a realizar, o domínio técnico das matérias auditadas e também a forma como identifica e gere as partes interessadas e a orientação ao cliente. Foram também relevadas as medidas de excecionalidade desenvolvidas em 2020 e no arranque de 2021 face à Pandemia, tendo em conta responder aos desafios que se colocaram aos setores servidos pela DGRM”.

A manutenção de um Sistema de Gestão certificado na DGRM, permite, desde logo, cumprir várias Diretivas Europeias que exigem a sua existência na Administração Marítima, designadamente para os marítimos e gestão do Estado de Bandeira, mas também e não menos importante, o compromisso geral para com a Qualidade dos serviços prestados, tirando partido de uma política da Qualidade. Compromissos que visam a promoção da melhoria contínua, a satisfação das necessidades dos seus clientes e demais partes interessadas, a dinamização da economia e a proteção dos direitos e interesses dos cidadãos, sempre no estrito cumprimento dos requisitos legais e outros requisitos obrigatórios aplicáveis.

O Sistema de Gestão da Qualidade da DGRM tem como âmbito as seguintes atividades:
• Atividades operacionais do Estado de Bandeira para a certificação de Marítimos e Navios;
• Emissão de cartas de Navegadores de Recreio, e credenciação de Entidades Formadoras de Navegadores de Recreio;
• Inspeção e Controlo da Pesca;
• Pedido, Alteração, Renúncia e Transmissão de Títulos de Utilização Privativa do Espaço Marítimo;
• Pedido, Alteração, Renovação, Extinção e Transmissão de Títulos de Atividade Aquícola;
• Controlo do Tráfego Marítimo;
• Aprovação e Fiscalização dos Planos de Receção e Gestão dos Resíduos Gerados em Navios e de Resíduos da Carga;
• Acompanhamento e Fiscalização de Obras Marítimas de Proteção Portuária;
• Inspeções a Navios Estrangeiros.

A partir de agora, a certificação contempla o âmbito referido, instanciado a partir da sede da DGRM em Lisboa e das três suas áreas inspetivas: Leixões, Açores e Madeira.