Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Três mulheres comandam os navios da Marinha em missão no Sul

A Marinha tem atualmente na Zona Marítima do Sul três navios em missão e que são comandados por três mulheres. O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando respetivamente as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta.

​​​​​A segundo-tenente Raquel Monteiro Pinto, na Marinha Portuguesa desde 2012, é comandante do NRP Pégaso desde 08 de setembro de 2020.
A segundo-tenente Catarina Matos Aresta, também entrou na Marinha em 2012, e é quem comanda o NRP Sagitário desde 11 de fevereiro de 2021.
Os três navios encontram-se atualmente em missão na Zona Marítima do Sul.

O comando de navios de guerra por oficias da Marinha do género feminino ocorreu pela primeira vez em 2006, desde então 20 mulheres já exerceram a função de comando a bordo.

Foi em 1992 que entraram as primeiras mulheres militares na Marinha. Desde há 29 anos que a integração tem sido feita de forma natural nas mais variadas áreas, com especial enfoque para a área operacional. Hoje as militares são 881 e representam 11% do universo de Marinha.​