Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Projecto Oceano da AIP abre novas rotas às PME exportadoras

As empresas interessadas nos negócios do mar e em aumentarem as suas vendas têm, a partir de agora, uma nova oportunidade através do Projecto Oceano criado e promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e co-financiado pelo Portugal 2020.

O projecto da AIP, que tem a duração de dois anos, visa explorar as potencialidades das fileiras do mar português, apostar na exportação, na capacitação das empresas e captar investimento directo estrangeiro para dar maior escala ao sector.

A AIP conta com o envolvimento dos principais “stakeholders” da economia do mar, da academia às empresas, passando por centros de investigação, clusters do sector e ainda pelo Ministério do Mar e pelas câmaras municipais interessadas.

As empresas nacionais e as organizações podem beneficiar do projecto, que tem a Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) como parceira estratégica.

Este esforço conjunto irá reforçar a internacionalização da economia do mar, apostar no aumento das exportações e na atracção de investimento para garantir uma presença nacional mais robusta nas cadeias de valor globais.

Feito o diagnóstico do estado actual da economia do mar em Portugal e o estudo dos países alvo a abordar de forma estratégica no âmbito da internacionalização do sector, o Projecto Oceano está no terreno para apoiar a preparação e a capacitação das PME nacionais interessadas em aumentar as suas receitas.

Atrair investimento directo estrangeiro e aumentar as exportações nos países alvo identificados, promover as redes de negócios compostas por PME orientadas para a exploração de oportunidades de sinergias e aumentar a capacidade negocial com outros concorrentes internacionais são acções essenciais contempladas pelo Projecto Oceano da AIP.

fonte