Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL apresenta Plano de Formação 2021

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou, esta quarta-feira, no seu Centro de Formação, o Plano de Formação para 2021.

A apresentação, realizada em formato digital, contou com a participação de mais de 40 participantes de várias entidades, designadamente, portos nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP); empresas do setor; Comunidade Portuária; IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional; entre outros.

Na iniciativa foi apresentado o “Núcleo de Simulação”, uma unidade que permite recriar qualquer contexto marítimo-portuário em situação de prática simulada, com recurso ao Simulador Visual de Navegação e Manobra de Navios, um equipamento que permite o treino de manobras em qualquer porto do mundo e com diferentes condições meteorológicas.

O Núcleo de Simulação integra também equipamentos para a simulação de operação de movimentação de carga com guindastes, pórticos, empilhadores e gruas.

Esta aposta na formação implicou um investimento superior a 1,6 milhões de euros, o que coloca o Centro de Formação da APDL na vanguarda da formação portuária e possibilita o treino e a formação contínua de pilotos, mestres de rebocadores, oficiais da marinha mercante e de tripulações de embarcações marítimo-turística, através do teste e simulação de navegação em portos e vias fluviais e de operações de transportes de carga.

“A APDL tem vindo, ao longo dos anos, a apostar na oferta formativa e na qualidade e inovação dos equipamentos presentes no Centro de Formação. Esta visão está patente no reconhecimento que nos é atribuído por parceiros de outros grandes portos europeus e PALOP que pretendem que os seus colaboradores venham a ser formados em Leixões”, adianta Nuno Araújo, presidente da APDL.

O Plano de Formação contempla um conjunto de ações de formação profissional e seminários, presenciais ou à distância, concebidas de acordo com o diagnóstico previamente elaborado, e ainda com a possibilidade de realização de estágios integrados nas respetivas ações de formação.

Pode consultar o Plano de Formação 2021 em www.apdl.pt