Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho regressou a Lisboa

Após mês e meio empenhado na Iniciativa Mar Aberto, o navio hidro-oceanográfico regressou este sábado à Base Naval de Lisboa.

Durante a missão, o navio desenvolveu um conjunto de atividades com Cabo Verde, especial enfoque nas capacidades científicas do navio, nomeadamente, o lançamento de boias derivantes em cooperação com o Global Drifter Program-NOAA, a colheita de amostras de água para análise de microplásticos no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”. Realizou, ainda, levantamentos hidrográficos em diversos pontos de interesse do arquipélago, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico daquela área, e a recolha de material científico para diversos estudos no âmbito da hidrografia.

No âmbito da cooperação bilateral no domínio da Defesa com a República de Cabo Verde, o navio desenvolveu ações de formação e treino com as Forças Armadas de Cabo Verde, nas áreas da hidrografia, oceanografia, limitação de avarias, segurança marítima e assistência na área da saúde; entregou material proveniente de várias entidades e instituições portuguesas, designadamente, embarcações miúdas, equipamento de mergulho, máscaras faciais às Forças Armadas de Cabo Verde, material escolar, roupas, calçado e diversos artigos de solidariedade a diversas instituições deste país.

As missões Mar Aberto têm sido desenvolvidas desde 2008 e contextualizam-se na cooperação técnico-militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas).