Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM

José Carlos Simão analisa a fundo o desafio global do «Green Shipping»

O transporte marítimo está a ser alvo de uma transformação sem precedentes no âmbito do designado Green Shipping. Quer na Organização Marítima Internacional (OMI), quer na Comissão Europeia ao nível da DGMOVE, esta evolução está no topo das prioridades e as metas são bastante ambiciosas.

Para compreender melhor esta dinâmica e os desafios que se colocam ao transporte marítimo e aos portos, responsáveis pelo movimento de 90% das mercadorias a nível mundial, nada melhor que entrevistar José Carlos Simão, Director-Geral da DGRM (Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos). Foi o que a Revista Cargo fez. Nesta primeira metade da entrevista, que trazemos agora até si, José Carlos Simão foca-se no desígnio global do Green Shipping, de que forma o sector do Shipping se encaixa nas metas do Acordo de Paris, nas conclusões do último Comité de Protecção do Ambiente Marinho na OMI, o controlo do teor de enxofre e a implementação do diploma do MRV e do CO2.

PARA LER AQUI