Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porfírio Gomes sobre investimentos no Porto de Setúbal:
«Não vamos perder o comboio»
Em entrevista ao jornal ‘O Setubalense‘, Porfírio Gomes, Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, e da empresa Tersado, analisou os investimentos estruturais levados a cabo pela administração do porto sadino, as consequências positivas destas apostas para o futuro da infra-estrutura portuária e os novos desafios impostos pela competitividade dos tempos modernos, onde a digitalização desempenha papel crucial.
Porfírio GomesPara Porfírio Gomes, os investimentos recentes «podem ser separados em duas áreas distintas, os de cariz local, que são exclusivamente no Porto de Setúbal e inteiramente patrocinados pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), e um outro mais de índole global. No caso dos investimentos de cariz local, estes passam pelas acessibilidades marítimas e o VTS (Vessel Traffic System)», introduziu o presidente da comunidade.
O projecto relativo às acessibilidades marítimas permitiu ganhar «mais dois metros de fundo no canal, que também foi alargado, portanto foi melhorada a segurança dos navios que neste momento já nos visitam e agora têm a possibilidade de entrar em qualquer maré, ou seja, já não precisam de esperar pela subida da mesma. Também era apenas possível manobrar um navio de cada vez, mas hoje o canal já permite que dois navios se cruzem», detalhou. Já o VTS, explicou também, «veio introduzir melhorias tecnológicas no auxílio à navegação dentro do sistema portuário».