Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Silopor aprova o Plano de Actividades e Orçamento para 2021

O Plano de Atividades e Orçamento para 2021 da Silopor, a maior empresa nacional de silos portuários, foi aprovado pela tutela.
O documento que agora recebeu luz verde, destaca o clima de incerteza quanto ao desenvolvimento da pandemia e profundidade das suas consequências económicas, bem como a consequente repercussão na atividade da empresa.

O cenário traçado considera uma diminuição de atividade da sociedade na ordem dos 10%, fruto fundamentalmente da quebra no setor do turismo, uma vez que a operação se insere na área dos produtos alimentares.

Ainda assim é expectável um reforço da quota de mercado a nível nacional, à imagem do que vem acontecendo nos últimos trimestres, realçando-se que esta quota atinge atualmente os 70% no Porto de Lisboa e 40% a nível nacional.

Frisa-se ainda que o cenário traçado depende da manutenção do clima de Paz Social vivido no Porto de Lisboa nos últimos meses, condição fundamental para a obtenção de bons resultados.

Da mesma forma prevê-se a estabilidade do custo dos principais fatores de produção.

Uma nota que merece destaque é o total grau de autonomia da empresa, não registando qualquer passivo face ao setor bancário ou fornecedores.

Por fim está prevista a manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, de acordo com os requisitos da Norma NP EN 150:22.0000 e a renovação da Declaração de Conformidade dos terminais, de acordo com o Código ISPS – International Ship and Port Facilities Security Code.