Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PROJECTO DE MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS AO PORTO DE SETÚBAL EM FASE DE CONCLUSÃO

A execução atual do Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal é da ordem dos 90%, estando os trabalhos de dragagem com uma execução de 83%. No que diz à obra de Engenharia associada ao projeto, a mesma já se encontra concluída com a construção da estrutura de contenção do aterro adjacente ao Terminal Roll-On Roll-Off, com uma extensão total de 800m.

Iniciada a nova janela temporal irão ser terminados os trabalhos de dragagem e deposição de sedimentos no aterro. Para o efeito a draga TSHD Uilenspiegel, que à semelhança das dragas anteriores, cumpre todos os requisitos da Declaração de Impacte Ambiental (DIA), iniciou os trabalhos no passado dia 11 de Novembro.

A TSHD Uilenspiegel, vai dragar na zona de proximidade do Terminal Roll-On Roll-Off, na bacia de manobra, podendo pontualmente trabalhar no Canal da Barra ou Canal Norte para eliminar eventuais pontos de assoreamento.

Os trabalhos que, se prevê terminarem a 15 de Dezembro, comportam a dragagem dos restantes 760 mil m3 que serão depositados no aterro adjacente ao Terminal Ro-Ro, conforme referido anteriormente.

O aterro adjacente ao Terminal Roll-On Roll-Off não representa neste momento o alargamento deste terminal, sendo que a sua utilização será analisada futuramente de acordo com o desenvolvimento estratégico do Porto de Setúbal.

Importa ainda referir que, no que diz respeito à utilização das areias dragadas nas praias, foram concluídos todos os estudos para o efeito, tendo sido os mesmos apresentados às entidades competentes.

No entanto, num momento futuro, aquando da realização das dragagens de manutenção, poderá existir a oportunidade para a colocação dessas areias nas praias, desde que haja autorização para tal.