Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Sistema inovador para aquacultura em «fase de validação»

A Universidade de Aveiro (UA) está a criar uma aqualcultura inovadora para produção de robalo e plantas marinhas.

O desenvolvimento e validação de um sistema de aquacultura modular multitrófica integrado para espécies de águas marinhas e salobras tem garantido um incentivo que cobre o investimento aprovado que supera 1,2 milhões de euros.

Segundo uma informação difundida em newsletter do Programa Operacional Mar 2020, o Projeto AquaMMIn “está neste momento em fase de validação”.

A solução considerada “mais promissora” contempla a produção de robalo integrada com a produção de serradela, alface do mar, e plantas halófitas em aquaponia.

A aquacultura será equipada com sistemas de monitorização em tempo real, “permitindo facilmente o seu acompanhamento e a correção de parâmetros físico-químicos através de soluções de automação”.

O sistema desenvolvido conseguirá operar num regime de 100% de reaproveitamento da água de cultivo.

O montante de investimento aprovado é 1.269.868,61 euros com igual incentivo a fundo perdido. dos quais 317.467 euros são comparticipação nacional.

» Os sistemas de produção estão a ser implementados no ECOMARE, o laboratório para a inovação e sustentabilidade dos recursos biológicos marinhos da UA localizado no porto de pesca de Aveiro, encontrando-se em fase de “demonstração de tecnologia por todos os atores-chave do setor aquícola nacional.”

fonte