Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos da Madeira com peso de 1,4% das mercadorias movimentadas nos portos nacionais em 2019

No ano de 2019, no âmbito do comércio internacional, foi realizado um tráfego de mercadorias de cerca de 102 milhões de toneladas, equivalente a 140,21 mil milhões de euros, cabendo ao transporte marítimo uma quota de cerca de 57% da tonelagem e de 28% do valor. Em termos globais, o sistema portuário comercial nacional movimentou mais de 85,3 milhões de toneladas de mercadorias, um decréscimo de 5,6% face a 2018. Apesar de ter uma quota insignificante, a Madeira manteve nesse ano a tendência de crescimento que iniciou em 2016, atingindo o maior volume desde 2011.

Segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, "deste valor, 81,9 milhões de toneladas foram registadas no Continente, o correspondente a 96%, 1,2 milhões de toneladas na Região Autónoma da Madeira (corresponde a 1,4%) e 2,2 milhões de toneladas na Região Autónoma dos Açores". No que toca à Madeira foi o maior volume de mercadorias movimentadas desde 2012 (o máximo em 8 anos, desde a última crise), registando-se também o quarto ano consecutivo de aumentos na mercadoria movimentada, numa série positiva que só tem paralelo entre 1995 e 1999, na altura com valores bem superiores. O ano recorde, contudo, continua a ser 2004 com 2,16 milhões de toneladas.

mais detalhes