Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sintra aprova projecto para criação de Área Marinha Protegida

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o desenvolvimento de um projeto para a criação de uma Área Marinha Protegida em Sintra.

O projeto de cariz ambiental pretende preservar o meio marinho, assim como os recursos naturais do concelho, indo ao encontro da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade traçada até 2030.

As Áreas Marinhas Protegidas são espaços marinhos integralmente delimitados em águas oceânicas, geridas através de meios legais, com o propósito de reforçar a conservação da natureza e da biodiversidade marinha, assim como dos serviços dos ecossistemas e dos valores culturais associados. Desta forma, através da regulamentação e limitação de atividades humanas passíveis de causar impacto negativo nestes lugares, as áreas marinhas protegidas constituem uma importante ferramenta de conservação e gestão marinha, com o objetivo de mitigar a perda de biodiversidade e dos serviços de ecossistema associados.

As orientações aprovadas para o desenvolvimento do projeto são:

Estabelecimento de contactos com equipas de investigação e especialistas na área da biologia marinha, conservação em meio marinho e criação e gestão de áreas protegidas marinhas.

Avaliação de custos para a realização de uma avaliação da área costeira de Sintra, através da contratação dos serviços de uma equipa externa ligada à biologia marinha, no sentido de:

Caraterização da topografia marinha e dos diferentes tipos de substrato ao longo da costa de Sintra, através da compilação de informação existente, e eventual sobreposição com informação obtida através de deteção remota, em ficheiro georreferenciado;

Caraterização fina dos habitats naturais, dos habitats de interesse comunitário e levantamento de fauna e lera marinha, com caraterização da biodiversidade presente;

Definição da(s) área(s) com maior potencial para a criação de uma Área Marinha Protegida, a sua extensão e a sua tipologia;

Articulação com outras entidades, como a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, bem como Universidades e Centros de Investigação, para a implementação e gestão da Área Marinha Protegida.

O Concelho de Sintra tem uma extensão de costa de aproximadamente 25 km, abrangida pelo Parque Natural de Sintra-Cascais e pela Zona Especial de Conservação Sintra-Cascais, resultante da recente reclassificação do Sítio de Interesse Comunitário Sintra-Cascais.

Ao longo da costa de Sintra, para Zona Especial de Conservação, estão referenciados três habitats marinhos de interesse comunitário: o Habitat 1110 pt1, composto por bancos de areia permanentemente cobertos, sem vegetação vascular; o Habitat 1170, correspondente a recifes, e o Habitat 8330, formado por grutas marinhas submersas ou semi-submersas.

Em Portugal existem 71 Áreas Marinhas Protegidas representando apenas 1% do mar nacional.

fonte