Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NRP SINES

Navio da Marinha inicia missão nos Açores

O navio patrulha oceânico Sines já se encontra em Ponta Delgada, iniciando assim mais uma missão, de três meses, nos Açores.

​​​O Navio da República Portuguesa (NRP) Sines é o terceiro navio da classe Viana do Castelo, sendo a segunda vez que executa uma missão na Zona Marítima dos Açores.

Este navio irá guarnecer o dispositivo naval nos Açores, desenvolvendo tarefas específicas no âmbito da busca e salvamento marítimo, da monitorização e controlo da pesca, do controlo da navegação, da prevenção e combate à poluição marinha e na prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico.

Para além das tarefas referidas, estes navios têm capacidade para cooperar em operações militares, assim como em ações decorrentes da promulgação do estado de sítio ou emergência e no apoio humanitário na sequência de desastre natural, tendo um importante papel no apoio à proteção civil.

O NRP Sines é comandado pela capitão-tenente Ester Pereira Lopes e tem uma guarnição de 47 elementos.


Breve nota biográfica da comandante do navio: A capitão-tenente Ester Eunice da Costa Pereira Lopes nasceu em Lisboa a 23 de novembro de
1982 e ingressou na Escola Naval em outubro de 2000 tendo concluído o curso de Marinha em 2005, após estágio de embarque nas fragatas João Belo e Álvares Cabral.

Entre as várias funções desempenhadas ao longo da carreira no mar e em terra, destaca-se ainda o comando de outro navio, a Lancha de Fiscalização Rápida Hidra de 2007 a 2009.

Desde setembro de 2019 exercia funções de oficial do Estado-Maior da Armada, como Chefe do Núcleo de Infraestruturas da Divisão de Material até assumir o comando do NRP Sines em 8 de julho de 2020.