Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro do Mar acompanhou trabalhos de mapeamento de coral vermelho ao largo de Albufeira

O Ministro do Mar acompanhou esta segunda-feira, ao largo de Albufeira, os trabalhos de uma equipa do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que está a mapear a distribuição de coral vermelho (corallium rubrum) na costa portuguesa.

Trata-se de uma espécie vulnerável, alvo de apanha ilegal para joalharia e objetos decoração e também outras ameaças, como redes de pesca, e que Ricardo Serrão Santos está empenhado em proteger.

“Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo Governo e que prevê coimas elevadas”, refere o Ministério do Mar, em comunicado.

O governante referiu também que está já em consulta pública um novo decreto-lei sobre o licenciamento de pesca que irá conter um artigo com uma referência especial à proibição da pesca do coral vermelho.

O coral vermelho é um animal de crescimento extremamente lento, com taxas de crescimento inferiores a 0,5 milímetros por ano, encontrando-se colónias deste coral com mais de 100 anos de idade.

No Mar Mediterrâneo, populações inteiras de coral vermelho sofreram efeitos devastadores devido à apanha para a produção de joalharia. Têm também sofrido o impacto das alterações climáticas, com o aquecimento das águas.

Fonte

Ouça também