Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines renovam Bandeira Azul

A praia sob gestão da Administração dos Portos de Sines e do Algarve tem vindo a ser galardoada com a Bandeira Azul desde 2007, de forma ininterrupta.

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou dia 20 de maio a atribuição da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS, que têm vindo a ser distinguidos com este galardão de forma ininterrupta desde 2007 e 2008, respetivamente. A atribuição deste galardão comprova o comprometimento da APS com a proteção do meio ambiente e com um desenvolvimento sustentável das atividades económicas geridas por esta autoridade portuária.

A Bandeira Azul é concedida a praias ou infraestruturas que obedeçam a um conjunto de requisitos não só ambientais, mas também de segurança e bem-estar dos utentes, tanto a nível da informação disponível como no que respeita a ações de sensibilização ambiental.

Este ano, tendo em conta as circunstancias extraordinárias que enfrentamos, além do cumprimento dos Critérios Bandeira Azul foi igualmente previsto um Critério Excecional COVID-19, que se prende com a necessidade de as praias/marinas/embarcações galardoadas terem que assegurar o cumprimento das regras extraordinárias estabelecidas para o seu espaço pelas entidades nacionais e regionais competentes, no que diz respeito ao combate à Pandemia COVID 19.

Em 2020, o tema escolhido pela Associação Bandeira Azul da Europa foi “BEM-ESTAR é um Lugar à Beira Mar”, ao qual foram acrescentadas duas outras temáticas, tendo em conta o contexto pandémico que vivemos - “O Mar Começa Aqui–O Mar Começa em Ti!” e “De volta ao Mar, com Atitude de Mudar”. Com estes temas, a Associação Bandeira Azul pretende chamar a atenção para a
necessidade, urgente, de uma mudança de atitude em relação ao mar, à natureza; proteger o ecossistema marinho depende de cada um de nós; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente é uma prioridade.