Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

REFORÇO DO CORDÃO LITORAL A SUL DA COSTA NOVA

Obras arrancam em Maio, anuncia Alberto Souto de Miranda

As obras de reforço do litoral costeiro entre o sul da praia da Costa Nova, em Ílhavo, e a praia da Vagueira, em Vagos, “devem começar em Maio e irão até Setembro.”

Anúncio feito por Alberto Souto, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações – Infraestruturas e Habitação, esta segunda-feira, após a assinatura, por via electrónica e em videochamada, da consignação da empreitada que é considerada “fundamental para o Porto de Aveiro” e para a “defesa do cordão dunar a sul da Costa Nova”.

São 12 milhões de euros para “desmontar a ‘duna’ artificial “que há muitos anos se encontrava no porto, com queixas várias das populações”, permitindo dragar a ‘ilha’ para concluir a infraestuturação da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do porto.

Segundo o governante, a intervenção irá, assim, reforçar a competitividade portuária e depositar mais de dois milhões de metros cúbicos no mar “visando defender a zona da Vagueira”.

O volume total de areias a retirar e dragar da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro, transportar e a repulsar para o troço costeiro a sul da barra de Aveiro, entre a Costa Nova (Ílhavo) e Vagueira (Vagos), será de 2.375.000 metros cúbicos.

A empreitada, com um prazo de execução de 136 dias, deverá realizar-se entre maio e setembro, em período de baixa ondulação (menos de dois metros) e sempre respeitando as marés, por motivos relacionados com a operação das dragas e o bombeamento/repulsão de areias para a zona imersa das praias.

A deposição de sedimentos a sul da praia da Costa Nova terá um efeito de combate à erosão que irá beneficiar toda a frente marítima até à Vagueira, considerada uma das zonas mais frágeis do litoral português devido ao avanço do mar, provocado pelas alterações climáticas registadas nas últimas décadas.

FONTE: Notícias de Aveiro / LUSA
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~