Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Inovação Logística no Porto de Aveiro na Movimentação de produtos florestais

No dia 1 de abril escalou no Porto de Aveiro o navio “Singapore Spirit”, sendo a primeira vez que um navio do tipo “Logger” escala este porto para descarregar “loose logs” em vez dos tradicionais “logs in bundles”.

O navio transportou 22.948 toneladas de toros de eucalipto, sendo um navio devidamente equipado para este tipo de carga e tendo ainda a particularidade de ser BOX-Shapped, o que garante uma capacidade de carga elevada e um amplo acesso aos porões, facilitando e otimizando as operações de estiva.

Esta operação é a concretização de um projeto logístico inovador, que contou com o envolvimento de várias empresas, parceiras do Porto de Aveiro, a Navigator, a Altri, a Portline Ocean, a BSL, a Pezzolato, a PTM Ibérica e a Orey Shipping. A Portline Ocean garantiu o transporte dos toros de eucalipto em “loose” (madeira solta), e comprometeu-se a disponibilizar meios de transporte adequados, permitindo assim uma poupança no custo das cintas de aço para os fardos, mas também, uma melhor ocupação dos espaços de carga do navio o que se traduz em maior quantidade de carga transportada.

Nesta operação, os toros de madeiras importados, com 6mts de comprimento e sem qualquer sistema de cintagem, são cortados e transformados em porto. A BSL, Pezzolato e PTM Ibérica, tornaram possível a implementação desta solução logística inovadora - em coordenação com as empresas importadoras - assegurando o desenho, a conceção, a aquisição e a operação de uma máquina inovadora de corte dos toros, que permite o corte à medida em que são descarregados, adequando-os à dimensão das unidades de transformação nas fábricas de destino.

O navio foi agenciado pela Orey Shipping, afretado e operado pela Portline Ocean Management, S.A. (Ocean), estando a operação de estiva a cargo da PTM Ibérica.

Esta é uma solução logística que resulta da proatividade destas empresas, tornando possível ganhos de eficiência que certamente contribuirão para uma redução de custos da matéria prima à entrada da fábrica, dando assim o Porto de Aveiro mais um passo na sua diferenciação e competitividade.

VEJA O VÍDEO

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~