Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos dos Açores testados face a eventual ameaça externa

Os portos açorianos da Praia da Vitória, Velas, São Roque do Pico, Horta e Ponta Delgada, os dois últimos dotados de terminais multiusos e de passageiros, estão a ser testados face a uma eventual ameaça externa.

Segundo uma nota de imprensa da empresa Portos dos Açores, está a ser testada a capacidade de resposta a ameaças externas, de acordo com a certificação das suas instalações portuárias, no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (código ISPS).

Esta iniciativa, coordenada pela Portos dos Açores com recurso a um auditor externo, pretende “avaliar e auditar a capacidade de resposta das diferentes instalações portuárias em casos de ameaças externas e ataques diversos, bem como exercitar os meios técnicos e humanos disponíveis em alguns cenários hipotéticos”.

A entidade açoriana lembra que em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001 às Torres Gémeas, em Nova Iorque, e às ameaças daí resultantes, a Autoridade Marítima Internacional "decidiu implementar medidas de segurança e salvaguarda reforçadas, dando origem ao chamado código ISPS, tendo os seus requisitos entrado em vigor em julho de 2004".

Assim, em 02 e 03 de março "foram já avaliadas e auditadas as capacidades do porto da Praia da Vitória", na ilha Terceira, e ministrada formação complementar aos gestores e oficiais de proteção da respetiva instalação.

Nos dias 05 e 06 foi a vez das duas instalações portuárias do porto da Horta, na ilha do Faial, serem avaliadas e auditadas, e decorreu ainda, na tarde do segundo dia, uma ação de formação e reciclagem para oficiais de proteção de instalações portuárias.

Em 09 de março foi a vez dos portos das Velas e São Roque do Pico serem auditados e avaliados e hoje e na terça-feira a ação terminará em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com a avaliação e auditorias às duas instalações locais e com um exercício final.

fonte