Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DESCOBERTO POR ACASO

Mergulhadores encontraram um raro submarino da 1ª Guerra Mundial na Dinamarca

O L10, submarino britânico desaparecido da 1ª Guerra Mundial, foi encontrado por acaso no fundo do mar, a 143 quilómetros ao norte da ilha de Terschelling.

A descoberta foi feita pela companhia dinamarquesa JD-Contractor, que já encontrou 37 submarinos afundados nos mares em redor da Dinamarca.

A descoberta foi feita por acaso pelo navio Vina, que navegou do porto de Thyboron com 26 tripulantes da Dinamarca e da Polónia. A principal esperança da missão do projeto, com o nome SANTI Odnalezc Orla, era encontrar o submarino polaco Orzel da 2ª Guerra Mundial, considerado atualmente o mais procurado do mundo. Foram lançadas seis expedições para localizar o Orzel, sem sorte até à data.

Ainda assim, a tripulação não está desapontada. “É um grande achado. É o único submarino do tipo L que afundou durante a 1ª Guerra Mundial. O resto da série L foi desmantelado há muitos anos”, disse Gert Normann Andersen, diretor da empresa, em declarações à emissora dinamarquesa TV Midtvest.

Este submarino afundou em 3 de outubro de 1918 depois de ter destruído um torpedeiro alemão que estava à procura de sobreviventes de outro navio alemão naufragado. Depois chegaram quatro outros torpedeiros alemães, que perseguiram e afundaram o L10. De acordo com Andersen, o submarino e os outros dois navios estão no fundo do mar.

mais detalhes