Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto do Funchal líder nacional em passageiros

O Porto do Funchal foi o porto português que recebeu mais turistas de navios de cruzeiros, em 2019, tendo-se verificado um movimento de 593 667 passageiros (+10,38%, em relação a 2018), nas 293 escalas registadas (+3,53%).

A tendência de crescimento registou-se em todas as variantes. O número de embarcados passou de 2 247 no ano anterior para 3 057, em 2019, e o número de desembarques subiu de 2 331, em 2018, para 2992 no ano transacto.

O movimento de tripulantes em 2019, atingiu os 222 772, mais 15 577 que no ano anterior.

De salientar também o número de pernoitas em 2019, na linha do que vinha acontecendo em anos anteriores. Houve 60 navios que ficaram em porto uma noite e 16 que pernoitaram duas noites. Os primeiros são da AIDA Cruises, TUI, FOCL, Ocean Majesty e P&O, representando uma percentagem de 20,48%.

Os segundos são essencialmente os Mein Schiff e AIDA que representam 5,46% no total das 293 escalas apuradas, o que significa que mais de 26% dos movimentos de navios no Porto do Funchal correspondem a pernoitas.