Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo aguarda proposta de crescimento do Porto de Aveiro para definir novos investimentos

O Governo aguarda que a Administração do Porto Aveiro (APA, S.A.) apresente propostas de no âmbito de um novo plano de investimento portuário, existindo abertura, desde já, para melhorar a capacidade do ramal ferroviário, acompanhando acções nacionais já em curso.

“Há estudos que têm de ser feitos sobre os diversos cenários de crescimento; esse estudo vai ser lançado, esperamos que este ano, para depois tomarmos opções sobre o que tem de ser feito; depende dos resultados desse estudo e dos diversos cenários”, afirmou esta quarta-feira, 29 de Janeiro, o ministro Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, após uma reunião com o conselho de administração.

“Este é um porto muito importante, nós temos consciência do potencial que tem de desenvolvimento e queremos trabalhar com a administração para perceber quais são os constrangimentos e aproveitar essa oportunidade”, acrescentou Pedro Nuno Santos, que se fez acompanhar na visita ao porto, entre outras entidades, do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, ex-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

“Vivemos um tempo em que todos os investimentos em infraestruturas são vistos como um problema, o que não deixa de ser extraordinário, porque servem para resolver problemas, e permitir que o país e as regiões se desenvolvam, e ter um porto é um grande privilégio. Queremos que o Porto de Aveiro possa crescer e desenvolver, é nisso que estamos empenhados”, reforçou o governante.

O Porto de Aveiro tem ambição de continuar a alargar a capacidade da Barra para receber navios, o que motivou um dos grandes investimentos dos últimos anos.

Já a melhoria da operacionalidade do ramal ferroviário poderá acompanhar o contexto nacional, admitiu Pedro Nuno Santos. “Neste momento, o investimento em transporte de mercadorias tem por objectivo permitir comboios de 750 metros para aumentar a capacidade e diminuir os custos de transporte. O Porto de Aveiro não consegue receber comboios com 750 metros, está previsto lançar este ano concurso para o projeto destinado a aumentar essa capacidade, projecto que é decisivo para a competitividade do porto”, explicou.

A comitiva visitou a PRIO e a A. Silva Matos Offshore, esta última uma unidade de produção da ASM Industries construída de raiz no Porto de Aveiro. Destas visitas daremos conta em próximas notícias.

fonte

 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~