Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

2.ª plataforma do projecto WindFloat Atlantic rumou a Viana do Castelo

O WindFloat Atlantic deu mais um passo importante para a entrada em operação. A segunda das três plataformas que compõem o projeto deixou o porto de Ferrol para o seu destino final, a 20 quilómetros da costa portuguesa, em Viana do Castelo.

Uma vez no local do projeto, a plataforma será instalada próxima da primeira plataforma flutuante, com as mesmas dimensões (30 metros de altura e 50 metros de distância entre cada coluna). A terceira e última plataforma finalizará o projeto do primeiro parque eólico offshore flutuante na Europa continental.

O transporte das três estruturas flutuantes do WindFloat Atlantic foi até ao momento realizado sem a necessidade de rebocar embarcações projetadas especificamente para este processo e possibilita a replicação do projeto para outras geografias.

Segundo a WindFloat Atlantic, “a estrutura, que partiu do porto externo de Ferrol, compreende uma plataforma flutuante e a maior turbina eólica já instalada numa estrutura flutuante. Uma vez operacional e com capacidade instalada de 25 MW, o parque eólico poderá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60 mil utilizadores por ano”.

fonte